top of page

ENXOVAL: TUDO O QUE UM BEBÉ PRECISA

  • Foto do escritor: Mariana Pignatelli
    Mariana Pignatelli
  • 25 de jun. de 2019
  • 7 min de leitura


Muitas mães de primeira viagem perguntam-se de qual a lista de coisas que se deve comprar para um bebé. Desta forma deixo aqui os essenciais para dar uma mãozinha. No meu caso, não quis estar a exagerar em coisas desnecessárias e foquei-me apenas nas coisas necessárias.

Aconselho antes de mais, a inscreverem-se em inúmeros sites para receberem avisos no e-mail de promoções, sendo que a gravidez são 9 meses, não há necessidade de comprar tudo de uma vez, mas sim ir comprando aos poucos, e porque não em promoções?

E também a irem muito a Workshops, para além de aprenderem bastante, recebem sempre muitas amostras.


QUARTO

Vou começar a lista a falar do Quarto. Neste caso pode ser tanto o quarto do bebé já, como quando o bebé ainda está no quarto da mamã, o importante é o conteúdo.

Inicialmente ofereceram-me um berço, daqueles que só dá para usar até aos 3 meses no máximo, o que me deu bastante jeito pois tinha rodas e era fácil de o mover consoante o que me convinha. Há pessoas que preferem um Next To Me, que é uma daquelas caminhas que se anexam à nossa cama, eu pessoalmente prefiro o berço. Há também quem utilize logo a cama de grades pois é um enorme custo estar a comprar duas camas diferentes, sendo que a primeira de todas só dá para usar durante 2/3 meses.

- Berço/Next to Me

- 1 resguardo impermeável

- 1 edredon

- 4 conjuntos de lençóis

Deixando então o bebé de caber no berço, a aposta seguinte é uma cama de grades.

- Cama de grades

- 2 Proteções 1800 para a cama de grades

- 1 resguardo impermeável

- 1 edredon

- 4 conjuntos de lençóis

- 1 almofada baixinha

- 1 mobile

Fora a cama onde o bebé dorme, convém sempre ter no quarto:

- 1 cómoda ou roupeiro (Eu optei por uma cómoda grande do IKEA, pois cabe mais roupa)

- 1 intercomunicador (dá sempre jeito, no meu caso a minha casa tem 2 andares)

- 1 luz de presença

- 1 cesto onde colocamos os produtos do bebé (escova, corta-unhas, cremes etc.)

- 1 cesto para a roupa suja, apenas para a roupa do bebé

- 1 desinfetante para ter à porta do quarto, para receber as visitas

- Peluches

- 1 trocador de fraldas

- 1 banheira

No meu caso era um 2 em 1, emprestaram-me uma banheira que quando fechada, serve de trocador de fraldas, mas com o peso do bebé, deixa-se de usar num instante. Há então pessoas que optam por comprar as duas coisas separadas e assim conseguem usar o trocador de fraldas durante vários meses, ao contrário da banheira.

Falando em banheira, entramos então no tema: Higiene do bebé.


HIGIENE E SAÚDE:

- 1 banheira

- 4 toalhas de banho

- Brinquedos para o banho

- 1 esponja (eu optei por uma esponja natural)

- Termómetro para o banho

- Termómetro para ver a febre

- Tesoura de pontas redondas/Corta unhas/Lima

- Aspirador nasal

- Escova e pente

- Compressas esterilizadas para umbigo e olhos

- Soro fisiológico em unidoses e em garrafa

- Óleo de amêndoas doce

- Bebé gel para as cólicas

- Água de limpeza

- 2 chuchas de recém-nascido pelo menos

- 2 caixinhas para as chuchas (uma para a alcofa e outra para o ovinho)

- 2 prende-chuchas

- Creme assaduras

- Resguardos (para trocar as fraldas)

- Cotonetes

- Escova de dentes

- Dedeira (para os dentes antes de nascerem, ajuda quando estão a romper)

- Bucagel (para quando os dentes estão a nascer)

- Mordedores (para quando os dentes estão a nascer)

- Gel de banho/Shampoo/Creme hidratante/Água de Colónia (eu optei por produtos da Mustella)


Neste tema dos cremes e produtos de higiene, convém só comprar depois do bebé nascer pois pode fazer alergias, o melhor mesmo é irem a Workshops como eu e receberem amostras grátis, experimentarem no bebé e só depois comprarem.


Dentro do tema: FRALDAS E TOALHITAS.


Nunca sabemos se o bebé é alérgico a fraldas ou a toalhitas também, por isso convém não investir muito nesse tema antes dele nascer.

Eu pessoalmente optei por comprar 1 pacote de fraldas Tamanho 0 da Dodot, que tem 24 fraldas, dá até aos 2,5kg teoricamente (na realidade dá até perto dos 3kg), pois o meu pequenino andava a querer nascer desde as 27 semanas, e preferi não me arriscar a não ter fraldas para o tamanho dele.

Fora as fraldas Tamanho 0, decidi comprar também 3 pacotes de 28 fraldas cada, da Dodot – Tamanho 1, que dá entre os 2kg e os 5kg. Em média um pacote de fraldas dá para 3 dias, e eu quis aproveitar as promoções para não gastar muito. Um risco que corri, pois ele poderia ser alérgico às fraldas da Dodot.

Após muita pesquisa, decidi também dedicar-me às fraldas ecológicas. As fraldas ecológicas têm a vantagem de ser adaptar ao tamanho do bebé, desde recém-nascido até aos 2 anos, pois têm molas e conseguimos então adaptar. Estas fraldas quando vamos à rua não são muito práticas, pois andamos o resto do dia com fraldas sujas atrás, dai a minha decisão de usar fraldas descartáveis sempre que fosse para ir à rua, e usar as fraldas ecológicas por casa. Aqui, cada mamã toma a sua decisão.

Relativamente às toalhitas comprei inúmeras. Comprei toalhitas Aqua Pure da Dodot, que são 99,9% de água, arranjei amostras das Water Wipes que também são 99,9% de água e estas são ecológicas, estas duas opções para usar na fase inicial de vida do bebé, para não ser muito agressivo para o corpo dele.

Fora isso, comprei já toalhitas normais mas sem perfume. A gama Sensitive da Dodot e do Pingo doce. E também toalhitas da Wells. No Stock de toalhitas investi logo, à medida que fui apanhado promoções porque dificilmente ganham alergia a toalhitas.


PARA TER EM CASA:

- 1 parque ou tapete de atividades

- 1 almofada de amamentação

- 1 espreguiçadeira (eu optei pelo baloiço, que simula os movimentos de embalar o bebé e é tiro e queda para ele acalmar)


PARA ANDAR FORA DE CASA E NO CARRO:

A minha mala de saídas tem incorporado um muda-fraldas portátil com velcro, que dá imenso jeito na rua.

- Mala para poder levar os essenciais do bebé

- Muda-fraldas portátil

- Porta documentos do bebé

- Trio: Ovo, Alcofa e Carrinho de passeio

- Marsúpio

- Cadeira para o carro

- Protetores de vidros do carro para o sol

- Espelho para o carro (para colocar no ovinho e quando se olha pelo retrovisor, ver se está tudo bem com o bebé).

Relativamente à alimentação do bebé, depende muito se se amamenta ou não.


ALIMENTAÇÃO:

- 1 bomba para tirar leite (apenas para quem amamenta)

- Discos de amamentação (para a mamã)

- Creme para os mamilos (durante a amamentação)

- Biberões para colocar o leite, eu optei pelos anticólicas e vários tamanhos para quando se introduz a água

- 1 escovilhão para lavar os biberões

- Esterilizador (se acharem necessário, eu optei por fazer ao modo antigo, panela com água a ferver)

- Jogo de talheres + prato + copo (os bebés introduzem as sopas aos 4 meses)

- Babetes com badanas (para quando é feita a introdução dos alimentos dá muito jeito)

- Cadeira de refeições


Dentro do tema da roupa, falando daquela roupa que independentemente do crescimento do bebé, que vamos sempre poder usar.


ROUPA

- 1 sabão azul e branco (fantástico para tirar nódoas de cocó e comida)

- Detergente e amaciador antialérgico

- Várias mantinhas (5 são mais que suficientes)

- Várias fraldas de pano de algodão (15 para cima é sempre bom, pois são o que se suja mais)

- Babetes (eu optei por comprar alguns impermeáveis e outros descartáveis)

Relativamente ao enxoval da roupa do bebé, é muito relativo. Sendo que o ideal é pedir o máximo de roupa emprestada, pois a roupa deixa de servir num instante nos primeiros tempo, e só investir em roupa, mais para a frente. No meu caso, tinha muita roupa guardada dos meus irmãos e de amigas minhas que me emprestaram dos filhos delas, o que facilitou bastante.


Não nos podemos esquecer que não sabemos com que tamanho o bebé nascer, e mesmo que haja uma previsão de nascimento, nunca sabemos se o tamanho da roupa (por exemplo 3 meses, coincide com o tamanho do bebé e da altura do ano).

Sendo mais clara, por exemplo eu nasci com 45cm. A minha mãe teve de ir comprar roupa de prematuro pois nada me servia, nasci em Julho e os meus 5 meses foram em Dezembro, contudo o tamanho que tinha em Dezembro, não coincidia como tamanho dos 5 meses (era tudo demasiado grande ainda) e era pleno inverno, portanto o tamanho que deveria ter usado aos 3 meses (Outubro) que ainda estava um tempo quente, só usei em Dezembro. Se a minha mãe tivesse comprado roupa antecipadamente, teria passado frio em Dezembro quando a roupa realmente me servisse. Com isto quero dizer que, não é aconselhável comprar muita roupa antes do bebé nascer, mais vale apostar em pedir roupa emprestada e só depois investir, pois é um tiro no escuro.


Aconselho então às pessoas que não tem muitas posses monetárias ou que queiram ajuda nas compras, a realizarem um Baby Shower, criando a lista de prendas. Eu fiz isso e ajudou!


No geral, creio que não comprei quase nada para o meu bebé, foi tudo dado, emprestado ou ofertas ganhas em promoções, também me inscrevi na Wells onde oferecem quando o bebé nasce o Kit com: shampoo, gel de banho, creme hidratante, cotonetes e tesoura. Comprei então os detergentes para a roupa, as toalhitas, as fraldas descartáveis, produtos de higiene, discos de amamentação, e uns conjuntinhos de roupa por piada! Que ficou tudo à volta de 100€. Fica-me só a faltar a bomba para tirar leite, que só quero investir depois dele nascer, se realmente valer a pena. E ainda falta arranjar uma boa promoção do Baloiço, que no máximo irei dar 200€.


Ao longo dos anos fui guardando tudo o que consegui dos meus irmãos e primos (que nasceram em diferentes alturas do ano e com diferentes tamanhos) já para me precaver para quando tivesse filhos, fora tudo o que pedi emprestado a amigos, por isso neste momento tenho tudo sem a minha carteira ter sofrido muito!

Comments


©2019 by Mariana Pignatelli

Formulário de Assinatura

bottom of page