EXAMES FEITOS NA GRAVIDEZ
- Mariana Pignatelli
- 24 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Existem inúmeros exames feitos ao longo da gravidez, que nem nós temos noção quando engravidamos.
Há exames que têm de ser feitos em determinada semana de gravidez apenas, e que não são possíveis de realizar ou mais cedo ou mais tarde, pois o resultado não vai ser preciso.
Hoje deixo aqui a lista de todos os exames feitos ao longo da gravidez, divididos por trimestres.
1º TRIMESTRE (até 12ª semana + 6 dias)
1. Análises iniciais: Grupo sanguíneo; Hematologia; Glicose; Urocultura; Serologia: Sífilis, Toxoplasmose (IgG e IgM), Hepatite B, Rubéola (IgG e IgM), Vírus (Imunologia-MH); Coombs indirecto. Nestas análises descobrimos se somos imunes à toxoplasmose ou não, e em função disso fazemos a nossa alimentação o resto da gravidez.
2. Entre a 11ª semana e a 13ª semana + 6 dias: Ecografia do 1º trimestre. Esta ecografia serve então para confirmar se o feto está vivo, determinar o tempo de gravidez, a data provável do parto, o número de fetos, medir a translucência da nunca e diagnosticar malformações fetais. (Ver Post sobre "Ecografias", explica ao pormenor).
3. Até à 13ª semana + 6 dias: Rastreio bioquímico, complementar à ecografia do 1º trimestre. Exclui malformações.
2º TRIMESTRE (13ª semana até à 26ª semana + 6 dias)
1. Entre a 18ª semana e a 20ª semana: Repetição das análises feitas no 1º trimestre (hematologia, glicose, urocultura, serologia, toxoplasmose).
2. Entre a 20ª semana e a 22ª semana + 6 dias: Ecografia do 2º trimestre. Esta ecografia é importante para detetar alguma má formação no crescimento fetal, avaliar o crescimento fetal, avaliar os marcadores cromossómicos, diagnosticar o sexo fetal, localizar e avaliar a placenta, medir o colo do útero, avaliar o líquido amniótico e os vasos do cordão umbilical.
3. Entre a 24ª semana e a 28ª semana: análises Glicólise, análises Serologia: Rubéola (IgG e IgM). É aqui que determinam se temos diabetes gestacionais ou não. Mas preparem-se, pois para fazer estas análises são necessárias 3 horas. Faz-se uma colheita inicial em jejum, bebe-se um líquido doce, passado 1 hora faz-se nova colheita, e passado 1 hora novamente, realiza-se a última colheita.
4. Até 26ª semana: ecografia 3D/4D/5D (opcional). Uma ecografia destas dá para ver o bebé como se fosse ao vivo, dá para ver muitos pormenores.
3º TRIMESTRE (27ª semana até à 40ª semana)
1. A partir da 28ª semana: vacina da tosse convulsa (opcional). Esta vacina previne que o bebé quando nasça, tenha logo algum episódio de pneumonia. Que caso tenha, com poucos dias de vida pode ser fatal.
2. Entre a 30ª semana e a 32ª + 6 semanas: Ecografia do 3º trimestre. Na terceira ecografia é possível detetar alguma malformação que apareça mais tardia, permite conferir se o crescimento do feto está adequado, localizar a placenta, avaliar a quantidade de líquido amniótico, e a circulação do cordão umbilical.
3. Entre a 32ª semana e a 34ª semana + 6 dias: hemograma, serologia Sífilis, Toxoplasmose (IgG e IgM), VIH e Hepatite B.
4. Entre a 35ª semana e 37ª semana + 6 dias: Exsudado Vaginal e Anal. Este exame serve para sabermos se temos alguma infeção que possa ser passada ao bebé durante o parto, e tratá-la previamente. Quando realizamos partos naturais, todas as infeções e doenças que tenhamos, podem ser passadas através da vagina para o bebé, por isso é muito importante saber se há alguma infeção ou se temos alguma doença.
É no final do terceiro trimestre que começam também os CTG, exames que medem o valor das contrações, na escala de 1 a 100, sendo o 100 um pico de uma contração.
Comentarios